Thursday, January 10, 2019

Viva São Gonçalo Garcia


Creio ser do desconhecimento geral (sujeitos como Luiz Antonio Simas e Raul Félix de Sousa não contam) que o orago da popular Igreja de São Jorge, na Praça da República, não é, como era de se esperar, o cavaleiro da Capadócia, mas São Gonçalo. E este São Gonçalo tampouco é o São Gonçalo de Amarante, que já foi muitíssimo popular no Brasil, o santo violeiro, festeiro, Casamenteiro das Velhas (até Richard Burton se refere a ele assim), de quem assisti a uma dança há muitos, muitos anos, em Juazeiro do Norte (No tempo em que pensava que os ladrões moravam no morro atrás de casa e tinham cara de pau).

O São Gonçalo da Igreja de São Jorge é o São Gonçalo Garcia, santo indiano (!) do século XVI, martirizado no Japão (!), e aqui lembra o nosso querido goês S. Francisco Xavier, basco martirizado na China. No Brasil, um culto frustrado. No entanto, está lá ele no altar-mor, ficando o popularíssimo Jorge e seu cavalo numa capela lateral.

À esquerda da entrada há quadro retratando o seu martírio, junto a 25 outros cristãos. Quadro de 1932 cujo estado de conservação nos faz crer contemporâneo do martírio.

Tivesse eu fé, bem que gostava de ser devoto dele. Coisa assim como torcer pelo Bonsucesso.


O S. Gonçalo do Amarante na sua cidade do Jequitinhonha

No comments: