Friday, August 28, 2020

FOTOGRAFEI UM PAJÉ MENINO

 

No dia 11 de agosto conduzi uma live com dois indígenas: o fulni-ô Tafkeá, de Pernambuco, e o ikpeng Oreme, do Xingu. O ikpeng foi um substituto de última hora (faltando três horas para o evento) para a xakriabá Tezinha, que precisou desmarcar.

Deu tudo certo. Oreme não pode ficar muito, já que seu ponto de acesso à internet depende da energia solar, mas fez bonito. Tafkeá brilhou. Contou histórias, cantou, convidou-nos para visitar a aldeia, falou do ouricuri, assunto que me interessa imenso.

Eu estive na aldeia dos fulni-ô aquando da minha viagem a Águas Belas com meu amigo Bau. Em 1991. À época fiz umas poucas fotos, bem menos do que faria hoje, bem menos do que a ocasião pedia. De qualquer modo, fotografei esse menino, que devia estar na deliciosa idade dos quatro anos.

Anteontem mandei a foto e perguntei ao Tafkeá se ele o (re)conhecia.

Se fosse ele próprio, eu tinha um treco, largava tudo e ia dançar com eles o toré no próximo ouricuri.

Não era. Mas é o atual pajé.

Fotografei o pajé menino

No comments: